Alunos, Matemática e Web semântica

Hoje, já depois do toque de saída - no intervalo, portanto -, alguns alunos  ficaram na sala a conversar comigo sobre o Teoremas de Pitágoras (TP) e o Teorema de Tales (TT). Um dos quais, ávido de conhecimento, ficou mais uns minutos para esclarecer dúvidas.
A conversa foi mais ou menos assim:

AlunoD - Professora, eu tanto posso usar o TP ou TT em certos problemas.
Prof. ª- Claro. Usas o que, no contexto, mais te der jeito.
AlunoD - Foi o que fiz.
(...)
Prof.ª- Sabes, o TP e o TP permitem-nos dados dois comprimentos de lados, determinar o terceiro.
AlunoD - Ah, sim!, respondia de olhos cintilantes e faces rosadas.
Prof.ª - Para o ano, i.e.,  no 9.º ano, vais aprender trigonometria que é genial.
AlunoD - Aquilo do seno, cosseno e tangente...
Prof.ª - Exato! A trigonometria permite-nos resolver um triângulo retângulo, ou seja, dado, por exemplo, o comprimento de um lado e a amplitude de ângulo, determinar os comprimentos e as amplitudes dos restantes lados e ângulos de ângulos, respetivamente. É brutal e bonito!
AlunoD - Pois...Aquilo do seno e cosseno, Professora?
Prof.ª - Mas, espera. Tu já sabes isso?!
AlunoD - Sim.
Prof.ª - Quem te ensinou?
AlunoD - Ninguém. Eu fui aos seus blogues e, como encontrei poucas coisas  sobre TP, fui ao YouTube e vi alguns vídeos onde aprendi isso tudo, Professora!
Prof.ª - Ena, ena! Isso muito à frente, miúdo!... Parabéns!
AlunoD -Yeah, professora!
Prof.ª - É assim mesmo que se faz... Usar a Internet em prol da nossa aprendizagem. 
AlunoD - Já está a tocar para dentro, professora!
Prof.ª - Ena! Já...

E, pronto, lá fomos nós a correr para a aula seguinte.

:)