Jogos online, papel, lápis e coordenadas

Ontem, nas duas sessões de Apoio Individual  a um aluno muito especial, no que à simpatia diz respeito, resolvi, na primeira delas, recorrer a jogos online. Lembrei-me dos posts do "matemboatica" - edublog que criei em 2005 - , e, em menos de 1 minuto, tinha o aluno muito motivado a jogar dois jogos acessíveis a partir de um post há muito publicado, no referido blog, a propósito das coordenadas cartesianas.


Na segunda sessão, aferi a qualidade das aprendizagens do meu aluno do 7.º ano de escolaridade, tendo recorrido aos velhinhos suportes: papel e lápis.


Os resultados superaram as expetativas, o que não me surpreendeu. Os jogos são, de facto, uma ferramenta muito apelativa e com um enorme potencial para motivar e ensinar. Além de Matemática, este aluno, e outros que assistiam e pediram para também jogar, motivei-os para o estudo de outras áreas do saber, nomeadamente língua portuguesa e inglês, geografia, física, etc., uma vez que fui fazendo perguntas sobre os mais variados temas e tópicos que eram necessários à compreensão das regras do jogo.


O aluno em causa estava contentíssimo, uma vez que acertou todos os exercícios que escrevi no seu caderno, enquanto autonomamente jogava. No final, disse - "Afinal, isto é super fácil, professora!"-, e eu fiquei de coração cheio: com aquela sensação única de missão cumprida.




Em suma, é tão bom poder contribuir para uma visão mais correta e positiva da ciência, em geral, e da matemática, em particular. :)